quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estratégia de Marketing – “ A Hora da Magia”.
1.    Objetivo:
De forma a melhorar os níveis de literacia será desenvolvido, uma vez por semana pela professora bibliotecária em articulação com os professores de expressões, um programa anual de promoção da leitura que tem como slogan “A Hora da Magia”. 
Como forma de motivação procurei um slogan curto “A Hora da Magia”, que fosse ao encontro da faixa etária a que se destina. Penso que a mensagem é criativa, relevante e adequada ao público alvo e que o seu tom e estilo são juvenis e pedagógicos. 
A nível da imagem visual seria utilizado um cartaz que apela à curiosidade. A cor de fundo do cartaz é o amarelo, a cor mais evidente da biblioteca escolar. 
A nível do ruído penso que não existe, pois no cartaz a informação foi sucinta tendo-se recorrido apenas a uma imagem. 
Neste programa pretende-se que os alunos estabeleçam a ligação entre fantasia e realidade; desenvolvam a imaginação, criatividade e a capacidade de dar sequência lógica aos fatos; ampliem as suas experiências e o conhecimento do mundo que os cerca; leiam por prazer; valorizem as histórias de autores de língua portuguesa; construam puzzles; façam pinturas; realizem painéis, entre outras, com o recurso do registo fotográfico das atividades desenvolvidas. No final pretende-se incentivar os alunos à escrita de um conto que dê seguimento a um dos livros apresentados.

2. População-Alvo:
Alunos do 2º Ciclo de Escolaridade, quinto e sexto anos.

3. Atividade a desenvolver:
Os alunos inscrevem-se no início do ano letivo e em cada semana ocorre no espaço da Biblioteca Escolar uma atividade diferente com recurso a diferentes estratégias: histórias digitais; utilização de fantoches; convite de escritores à escola; participação dos avós no fortalecimento da ligação de coordenação pedagógica com os professores na partilha do seu tempo; participação em concursos; clubes; realização da feira do livro; parceria com Centros de Dia no conhecimento de Lengalengas e Trava-línguas; escrita de um conto que dê seguimento a um dos livros apresentados.

4. Forma de Divulgação:
· Feira do Livro
Como forma de motivar os alunos a inscreverem-se neste programa será realizada uma feira do livro e convidado um escritor ilustre para vir apresentar uma das suas obras à escola. 
· Cartazes
No início do ano será feito um cartaz com a divulgação geral da atividade “A Hora da Magia!” No decurso das várias semanas será feito um novo cartaz a divulgar a sessão a ser apresentada na semana seguinte. 
Os locais escolhidos para a sua visualização devem ser os mais frequentados pelos alunos, nomeadamente o bar, o polivalente e na entrada de cada um dos blocos. O formato escolhido é o A3, para permitir uma maior visibilidade por parte dos alunos.
· Boletim Informativo da Biblioteca Escolar
No espaço do polivalente será afixado o “Boletim Informativo da Biblioteca Escolar”, no qual se encontra divulgada esta atividade. 
· No Blogue da Biblioteca Escolar e no site do agrupamento
· Circuito interno de TV da escola
A escola possui um circuito interno de TV que tem como objetivo a transmissão de informações e das atividades a realizarem-se. Desta forma, no próprio dia passará a informação sobre a atividade a realizar naquele dia.

5. Enquadramento logístico:
O espaço a utilizar para as várias sessões será o da Biblioteca da Escola.

6. Exposição dos Trabalhos Finais:
Após o término do ano letivo, os trabalhos realizados pelos alunos podem ser expostos na Biblioteca ou apresentados na festa de final de ano. 





Sem comentários:

Enviar um comentário